Quando Começar a Introdução Alimentar?

Quando começar a introdução alimentar? Como todas nós sabemos, a introdução alimentar é o período em que o desmame é realizado: processo em que desvencilhamos o bebê do aleitamento materno completo, dividindo sua alimentação entre o próprio leite e outros alimentos mais sólidos.

Apesar disso, muitas dúvidas existem sobre o momento exato e correto em que o desmame deve ser realizado. Alguns dizem cinco, outros dizem seis meses, e há até mesmo quem mencione apenas quatro meses de vida do bebê. O mais correto é sempre se orientar por órgão de saúde confiáveis, como faremos hoje.

Neste conteúdo, separamos informações interessantes para que você saiba quando começar a introdução alimentar, assim pode cuidar da alimentação de seu bebê da forma mais correta possível. Vale lembrar de que produzimos esse conteúdo com a ajuda dos especialistas do Portal Pedagogia ao Pé da Letra. Leia conosco, vamos lá!

Desmame: quando começar a introdução alimentar?

Se você está se perguntando quando começar a introdução alimentar, como já mencionamos acima, a resposta é que não há uma data precisa.

Isso acontece porque a introdução de alimentos sólidos não é um ato puramente mecânico, fisiológico, automático, mas deve necessariamente ser inserido em um contexto vivencial, que leve em consideração não tanto a idade da criança, mas seu desenvolvimento psíquico e motor, assim como seu caráter e o tipo de família a que pertence.

O primeiro desmame costuma ocorrer por volta dos 6 meses, idade em que se reúnem as várias habilidades necessárias (intestinal, motora, psíquica) para que a criança possa começar a experimentar a introdução de alimentos sólidos com total segurança.

Claro que não será no sexto mês que toda criança estará pronta para começar a aprender sobre alimentos sólidos, algumas podem estar prontas um pouco antes, outras até alguns meses depois. Saiba que essa etapa é muito importante, para mais tarde, seu pequeno (a) ter um bom desempenho na atividade de matemática na escola.

Como sempre, a chave vencedora é observar a criança, ela mesma sinaliza que está pronta. Como? Demonstrar interesse e curiosidade pela comida e pelos gestos que os pais fazem durante as refeições. Então vamos ver em detalhes quando começar a introdução alimentar:

5 meses

Embora a OMS recomende o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida (significa exclusivo sem adição de água, chás de ervas, bebidas ou sólidos, com exceção de quaisquer vitaminas, minerais ou medicamentos que possam ser necessários), em alguns casos pode você precisa saber como iniciar o desmame aos 5 meses.

Para, por exemplo, evitar um quadro de anemia, artigos científicos em geral indicam que pode ser necessária a introdução de alimentos que sejam fonte de ferro em bebês com risco de deficiência de ferro antes dos 6 meses: partos prematuros, nascidos pequenos até a idade gestacional ou com ritmo de crescimento rápido, amamentado por mães com baixas reservas de ferro ou em caso de clampeamento precoce do cordão umbilical (ou seja, menos de 1 minuto após o nascimento).

Alternativamente, nas categorias de risco de deficiência, é possível implementar uma suplementação de ferro ao invés de antecipar o desmame. Será o seu pediatra de confiança, que conhece o histórico do bebê e da gravidez, que deverá orientá-la na melhor escolha.

Então, se você quer saber como desmamar um bebê de 5 meses, primeiro se certifique de que é absolutamente inevitável. Para que um bebê esteja pronto para consumir outros alimentos além do leite, é essencial que ele tenha um sistema digestivo maduro o suficiente para digerir o amido, as proteínas e as gorduras contidas na dieta e que tenha alcançado o desenvolvimento neurológico necessário.

Algumas crianças progridem mais rapidamente ao andar ou falar, e outras mais lentamente. O mesmo acontece também para a função alimentar. Isso depende de muitos fatores, incluindo o caráter da criança, as experiências oferecidas, o ambiente social, a sensibilidade aos estímulos sensoriais, entre diversos outros fatores que poderiam receber até mesmo um conteúdo exclusivo e detalhado.

  • Sabemos que nessa fase seu gasto aumenta muito, então, caso você esteja visando presta algum concurso para uma área publica, você pode contar com as provas anteriores para te ajudar nesta jornada.

Lembre-se de que as coisas não acontecem por acaso: o bebê, por volta dos 4-5 meses, começa a levar tudo à boca, mãos e objetos. Abrindo e fechando os lábios, lambendo e chupando, ele tem experiências que preparam sua boca para aceitar as sensações com as quais será bombardeado com a introdução alimentar: texturas dos alimentos, temperaturas e novos sabores.

Quando começar a introdução alimentar: 6 meses

Começar o desmame aos 6 meses deve, portanto, ser mais ou menos a “norma”, ao menos segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde.

Do ponto de vista motor, o bebê passa a se sentar sem apoio, a coordenar mãos e olhos para pegar o alimento e trazê-lo à boca, perde o reflexo de extrusão da língua e consegue utilizá-lo, juntamente com o lábio superior, para manter o alimento na boca (mesmo quando administrado com colher) e desenvolver a capacidade de mastigar (mesmo sem dentes) e ingerir alimentos sólidos com segurança e em maiores quantidades.

  • Veja também, confira maneiras de ter sua página na internet no criar site.

De fato, por volta dos 6 meses, o bebê é extremamente atraído pelo ambiente ao redor: ele observa tudo, tudo lhe interessa e é capaz de acompanhar os movimentos com o olhar, ele quer imitar e experimentar o que vê fazendo, especialmente pela Mamãe e Papai.

E mais tarde, quando crescer mais um pouco, você pode planejar colocar ele ou ela na aulas de circo sp com os professores Mizael e Carolina.

Se você está se perguntando como iniciar o desmame aos 6 meses, uma boa maneira é fazer com que seu bebê se sente à mesa com você e lhe dê algumas colheres: o bebê, inicialmente, ainda não perceberá que está comendo alimentos sólidos e vai colocá-lo na boca só para conhecê-lo. Até a próxima!

Investir na alimentação saudável é a melhor aposta ganha que você pode fazer para o seu corpo, seja para praticar exercicios, jogar futebol, ou mesmo se divertir em casa com os amigos.